Blog

alimentacao

5 motivos para consumir alimentos da época

Com a chegada de dias mais quentes é comum o aumento do consumo de frutas e verduras de diversas qualidades. Actualmente, tendo em conta as novas tecnologias para a agricultura, temos acesso a todo o tipo de legumes e frutas durante o ano inteiro. Hoje em dia, graças às tecnologias agrícolas avançadas, temos acesso a quase todo o tipo de frutas e legumes durante o ano inteiro… Temos o que queremos, quando queremos… No entanto, devemos dar preferência aos produtos sazonais, consumir e saborear cada alimento na época própria, aproveitando desta forma todo o seu sabor e a melhor relação entre a qualidade nutricional e o preço, certo?

Os legumes e frutas da época são aqueles que amadurecem naturalmente nas árvores e no solo e são colhidos no tempo certo, por isso, são mais nutritivos, saborosos e suculentos. São o sol e o solo que enriquecem estes alimentos de nutrientes, como a vitamina C, o Ácido fólico e os Carotenos, poderosos antioxidantes. Quando são consumidos próximo da data da colheita, o seu valor nutricional é superior. Estes começam a perder o seu valor nutritivo logo após esta colheita. Estes produtos, importados e comercializados em grandes superfícies, passam muito tempo em transportes e câmaras frigoríficas. Se não forem da época, pior ainda, pois são colhidos ainda verdes e amadurecem neste tempo em vez de ser ao Sol. Desta forma, diminuem a sua riqueza em nutrientes e vitaminas. No entanto, se forem congelados logo após a colheita, conseguem manter grande parte do seu valor nutricional. As frutas e os legumes começam a perder o seu teor nutritivo logo após a colheita. Pior ainda, pois chegam a viajar do outro lado do mundo para a nossa mesa. Estes produtos são colhidos ainda verdes e amadurecem neste longo caminho ao invés de maturarem ao Sol. Desta forma, diminuem a sua riqueza em nutrientes e vitaminas. Se forem de estufa, contêm ainda um maior número de substâncias tóxicas como pesticidas e fungicidas.

Por isso, se optarmos por estes alimentos da época, conseguiremos adquirir todos os seus benefícios. Os principais são:

1) São mais económicos
Mãos ao alto, comer os alimentos da estação é bem mais económico. Quando há abundância de um produto, como os morangos no verão, os preços baixam. Informe-se sobre os legumes e verduras que dominam cada estação e, com certeza, vai conseguir fazer uma boa economia. (veja o calendário de frutas e legumes da época aqui)

2) Têm mais sabor
Ao escolher produtos frescos você acaba por comprar alimentos mais maduros e desenvolvidos. Se adquirir um abacaxi no inverno, vai perceber que provavelmente ele está envolto em produtos químicos para durar na prateleira por mais tempo. O gosto das frutas que tiveram tempo o suficiente para amadurecer é incrível! Compare o sabor de um tomate orgânico com um que cresceu à base de fertilizante — há uma diferença significativa no gosto.

3) São mais nutritivos
Os alimentos que passaram mais tempo a absorver a energia do sol têm mais nutrientes e vitaminas. Quanto maior a exposição a luz solar, maior o nível de antioxidantes. Isto deve-se ao melhor aproveitamento das plantas do clima e do solo natural, o que auxilia a planta a produzir maiores quantidades de vitaminas, fito-químicos e minerais.

4) Mais variedade
Muitos produtores oferecem vários produtos diferentes dependendo da época do ano. Pense no verão que temos melão, pêssegos e cerejas, e muitos outros. Isso acontece porque essas frutas alcançam o seu ápice nessa época do ano. Não tenha medo de experimentar algo diferente!

5) São melhor para o meio ambiente
Produtos sazonais podem crescer sem muita interferência humana. Se comprar laranja na primavera, sabe que ela não é importada por ser uma fruta da estação. Assim como quando você compra uma banana no inverno, e já tem uma ideia de que ela foi provavelmente cultivada numa estufa. Optar por produtos locais e sazonais pode ajudar a diminuir a libertação de carbono na atmosfera. Quando um produto é fora da estação, os produtores acabam utilizando maiores quantidades de pesticidas para que as hortaliças sobrevivam fora de sua época natural. Isso acaba prejudicando nós, consumidores. Também, os agrotóxicos são nocivos para os solos, para os animais, para os rios e lençóis freáticos. Os fatos que eu explicitei acima, traduzem a sustentabilidade que é consumir produtos da estação – menor perda de produto, ajudamos a economia do produtores locais, usa-se menores quantidades de agro-tóxicos, existe menor perda de produto (pois a distância entre produtor e consumidor é menor).
Dê preferência a estes alimentos, saboreei cada um e tire o melhor partido da relação qualidade e o preço das frutas e legumes da época. Faça a sua escolha e viva saudavel-mente!


REFERÊNCIA: https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/calendario-de-fruta-e-legumes-na-epoca-ideal

 

Partilhar:

Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Arquivo
Receba todas as novidades e conteúdos exclusivos!
Ao avançar, concordo receber periodicamente as newsletters do site saudavel-mente.com, e que este e-mail seja guardado, por tempo indeterminado, podendo a qualquer momento retificar ou cancelar esta subscrição. O tratamento dos dados será efetuado conforme definido na Política de Privacidade deste site.